sábado, 29 de agosto de 2015

Castelo de Mourão

Mourão é uma bonita vila alentejana, situada na margem esquerda do rio Guadiana próximo da fronteira com a Espanha num local de grande beleza natural, onde reina a paz de espírito.


O povoamento e defesa bem como a construção/reconstrução do castelo medieval de Mourão já vem do reinado de D. Sancho II (1223 a 1248). sob o reinado de D. Dinis (1279-1325) a vila de Mourão recebeu novo foral e neste período o primitivo castelo foi reformado, passando a contar com três torres.
Muralhas do castelo.

Vista da parte lateral e já no interior do castelo, a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias que foi construída em 1681 em arquitectura estilo barroco.

Artilheiros de serviço em guarda do castelo.
 Uma pausa para o almoço na vila de Mourão, num belo e elegante restaurante muito bem decorado o Restaurante Bragança que recomendo vivamente pois a atendimento bem como a confecção é de cinco estrelas, eu optei por almoçar uma feijoada de chocos que estava divinal.


Agosto 2015

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Reguengos de Monsaraz

Cidade portuguesa situada no interior do Alentejo no Distrito de Évora.

Ao fundo edifício da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.


Igreja Matriz de Santo António, as suas raízes históricas remontam ao ano de 1887  tendo sido inaugurada em 25 de Agosto de 1912.

Um dos Altares interiores.


A família à saída da Igreja depois de uma visita.

Agosto 2015

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Museu Municipal Professor Joaquim Vermelho - Estremoz

O museu está instalado num edifício construído no século XIII/XIV, o qual ao longo dos anos, foi sofrendo algumas reformas de modo a se adaptar às várias funções que ali abrigou. A criação  deste museu remonta ao século XIX, tendo sido inaugurado ao publico em 02 de Maio de 1880.
O museu tem para oferecer a quem o visita uma colecção impressionante de artesanato da região.







Este museu tem uma colecção belíssima e rara de figuras em barro feitas e pintadas à mão completamente artesanais trabalhadas pelos grandes mestres oleiros da região.













Agosto 2014

Castelo de Montemor-o-Novo


O Castelo localiza-se na freguesia de Nossa Senhora da Vila conselho de Montemor-o-Novo distrito de Évora no Alentejo.
Em posição dominante sobre o outeiro mais alto da região, o Castelo abrigava originalmente nos seus muros a povoação que, desenvolvendo-se, expandiu pela costa norte. Afirma-se que neste Castelo Vasco da Gama ultimou os planos para a sua viagem à Índia.
A povoação foi conquistada pelas forças portuguesas sob o comando do Rei D. Sancho I (1185-1211) visando o seu repovoamento e defesa, o soberano concedeu-lhe o Carta de Foral em 1203. Acredita-se que a construção do castelo medieval se tenha iniciado nesta fase.

Portão da casa da guarda do Castelo.

Francisco Nádia e Idalisa à entrada do Castelo


Convento da Saudação no interior do Castelo.

Torre da Má Memoria.

Eu e Idalisa em pose para mais uma fotografia.




O meu trio favorito.

Ruínas do Paço Real.

Igreja de São João Baptista.

Agosto 2014

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Santarém

Cidade situada no interior centro de Portugal e banhada pelo rio Tejo. A fundação da cidade reporta-se à mitologia grego-romana e cristã. Os primeiros vestígios documentais da ocupação humana remonta ao século VIII a.C.



Estátua do Marques Sá da Bandeira no centro histórico da cidade na praça com o seu nome.


Praça Marquês Sá da Bandeira com a sua estátua e em fundo a Igreja do Seminário que foi construída entre 1672 e 1771 a sua originalidade e sobriedade de fachada, no "estilo chão" foi modelo para igrejas jesuítas no Brasil. Actualmente é Sé Catedral.


Idalisa e Nádia passeando pelas ruas no centro histórico e comercial de Santarém.


Uma das muitas ruas típicas de Santarém.


Francisco filho e Francisco pai pelas ruas do centro comercial.


Lá encontramos mais uma loja de venda de artesanato e com uma grande colecção de dedais para venda não resistimos e tivemos que comprar uns quantos para a colecção.


Igreja Nossa Senhora da Piedade é um templo característico da transição entre o maneirismo e o barroco, data do século XVII. Em 25 de Janeiro de 1664 o Rei D. Afonso VI lançou a sua primeira pedra como sinal de agradecimento pela vitória portuguesa na Batalha do Ameixial.  


O belíssimo interior e Altar da Igreja de Nossa Senhora da Piedade.


Uma pausa para "meter" água.


E para descansar os pés que bem precisavam.


Uma das ruas de Santarém com o Convento de São Francisco ao fundo.


Vista parcial das muralhas de Santarém.

Agosto 2015