O Palácio-Convento de Mafra constituiu o maior empreendimento artístico do reinado de D. João V, cumprindo um voto que terá feito com o intuito de obter sucessão. O projecto considerou uma basílica, um convento para albergar 300 frades arrábidos e um palácio. A sua concepção original teve um forte enfoque romano, com contribuição do atelier de Carlo Fontana em Roma e direcção das obras pelo seu discípulo João Frederico Ludovice (ourives e arquitecto alemão activo em Lisboa desde 1701). Em vinte anos, de 1717 a 1737, construiu-se um dos maiores edifícios de sempre da Europa, de uma qualidade estética e unidade programática ímpares.
Infelizmente neste dia que visitamos o Convento estava fechado só podemos visitar a Basílica.
Subindo as escadas para uma visita à Basílica.
Altar principal da Basílica.
Dois dos quatro fabulosos e monumentais órgãos de tubos que se encontram no interior da Basílica.
Altar de uma das capelas laterais da Basilical.
Escultura de S. Lucas, o Evangelista é segundo, a tradição, o autor do Evangelho de São Lucas e dos Actos dos Apóstolos - o terceiro e quinto livros do Novo Testamento.
Idalisa orando ao Santo António um dos santos da sua devoção.
Vista da ala principal da Basílica.
Escultura de Santa Rita de Cássia a Santa das Causas Impossíveis nasceu na Itália em 1381.
Por esta foto podemos imaginar a grande dimensão do Convento e palácio de Mafra é realmente colossal.
Mafra, Agosto 2015