quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Natal nas Salinas de Rio Maior

As Salinas situam-se a cerca de 3 km de Rio Maior e encaixam-se num vale tifónico no sopé da Serra dos Candeeiros. Rodeadas de arvoredo e terras de cultivo são consideradas uma maravilha da natureza, uma vez que o mar fica a 30 km. 
A interrogação natural de quem visita local é saber como, inesperadamente a cerca de 30 km do mar e ocultas pelas encostas circundantes, surgem as Salinas.
Destaca-se nesta paisagem uns curiosos tanques de formas e dimensões irregulares, que a partir da Primavera se enchem de água salgada dando origem a alvas pirâmides de sal.

Cano por onde sai a água salgada para os tanques.
Junto aos tanques de sal que são de uma beleza incrível.
Na altura do Natal a maior parte destas casas de madeira em volta da salina e que se dedicam ao comércio, têm os seus presépios expostos onde é obrigatório a presença do sal, de todos os presépios o mais interessante e visitado é este que é feito totalmente em sal.




O conjunto apresenta-se como uma minúscula aldeia de ruas de pedra e casas de madeira.
Descansar um pouco com a Idalisa junto a este belo casario de madeira.


Nádia perto dos tanques de sal.
Dois minúsculos presépios que compramos numa artesã que tem a sua oficina e posto de venda nestas pequenas casa de madeira.
Espero este ano fazer novamente uma visita a Rio Maior.

Desejo aos meus amigos e seguidores um Santo e Feliz Natal

Rio Maior, Dezembro 2014

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Escadório do Santuário do Bom Jesus de Braga



 Inicio da descida da escadaria do Bom Jesus.


Os Escadórios do Bom Jesus do Monte localizam-se no Santuário do Bom Jesus em Braga. Ligam a parte alta da cidade ao Santuário, vencendo um desnível de 116 metros.
Ao longo do escadório erguem-se as capelas que representam a Via Sacra do Bom Jesus.
Estão divididos em três grandes lanços: o chamado "Escadório do Pórtico", o "Escadório dos Cinco Sentidos" e o "Escadório das Três Virtudes".




 Uma das várias capelas onde se pode ver cenas da paixão de Cristo com figuras em tamanho natural.


Muito estilo.

Figuras em tamanho natural representando cenas da paixão de Cristo.


 Um dos muitos fontanários.


 Imagem de São Pedro.
Uma escadaria impressionante, e é como se diz para baixo todos os Santos ajudam, mas para cima é obra só para corajosos.
Braga, 2009

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Santuário do Bom Jesus de Braga

 O Santuário foi projectado pelo arquitecto Carlos Amarante, por encomenda do Arcebispo D. Gaspar de Bragança, para substituir uma primitiva igreja, mandada construir por D. Rodrigo de Moura Teles que se encontrava em ruínas. As obras começaram em 1 de Junho de 1784, tendo ficado concluídas em 1811. É um dos primeiros edifícios neoclássicos em Portugal. A fachada é ladeada por duas torres e termina num frontão triangular.


 A família à porta do Santuário a pousar para a fotografia.



 O interior do Santuário com o seu belo Altar.


 Bela e imponente esta abobada.
 Um magnifico órgão de tubos.
 Um belo Altar com relíquias de vários Santos 
Uma bela imagem de Nossa Senhora das Dores (também chamada Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Soledade, Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora do Calvário ou ainda Nossa Senhora do Pranto).