sábado, 29 de abril de 2017

Santa Maria Manuela - Sines Tall Ships Festival 2017

O veleiro Santa Maria Manuela (SMM) atracado no finger do TMS - Terminal Multipurpose de Sines, foi construído em 1937, pertenceu à lendária Frota Branca e enfrentou as adversidades do mar do Norte durante as duras campanhas da pesca ao bacalhau. Agora, totalmente renovado, é um veleiro único com excelentes condições para viagens, eventos e experiências náuticas.


10 de Maio de 1937
Lisboa vivia um dia especial. Na Rocha do Conde de Óbidos, em Alcântara, centenas de pessoas amontoavam-se para assistir ao lançamento à água de dois navios acabados de construir: O Santa Maria Manuela e o Creoula. Nesse dia os estaleiros da Companhia União Fabril (CUF) encerraram as portas para permitir que todos participassem na cerimónia. Os operários distribuíram-se pelo topo das gruas e margens do porto encostado às águas do Tejo. Todos queriam testemunhar o 'bota-abaixo' dos navios gémeos construídos em apenas 62 dias para a pesca de bacalhau na Terra Nova e Gronelândia. O momento foi solene, com a presença do Chefe de Estado e vários ministros, e representava um marco singular para a indústria naval portuguesa.
Em Novembro de 2016, o Santa Maria Manuela foi comprado pela empresa Recheio, do Grupo Jerónimo Martins. O SMM tem condições únicas para viagens oceânicas, eventos, festas e formação de mar.
Sines, 27 de Abril de 2017 

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Caravela Vera Cruz - Sines Tall Ships Festival 2017

Caravela Vera Cruz na Marina de Sines, é a mais exacta réplica das antigas caravelas usadas pelos portugueses na Era dos Descobrimentos. Foi construída no estaleiro Naval de Vila do Conde, na comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil.


A caravela é propriedade da Associação Portuguesa de Treino de Vela (Aporvela), e destina-se a possibilitar o treino de mar, em especial para a juventude, a participar em provas e eventos náuticos com é esta da Sines Tall Ships Festival, e também à investigação do comportamento e manobra das antigas caravelas.

Sines, 27 de Abril de 2017 

Vamos Pintar o Zeca

Uma interessante exposição colectiva de pintura "Vamos Pintar o Zeca" patente na Casa da Cultura em Setúbal e pode ser vista até ao próximo dia 30 de Abril.


Como fui visitar a exposição no dia 25 de Abril tinha que ter um cravo símbolo da revolução.






Setúbal,  25 de Abril de 2017.

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Grafites - Sines

Ao fazer as minhas caminhadas deparei-me com estes interessantes grafites na Costa Norte em Sines, nuns armazéns abandonados.

 Numa das ruas do centro histórico de Sines encontrei estes belos grafites a embelezar a janela e porta de um prédio devoluto.
 Um grafite na muralha em frente à DocaPesca de Sines possivelmente para comemorar a chegada de alguns dos mais belos veleiros do mundo, participantes no Sines Tall Ships Festival. Durante quatro dias, de 28 de Abril a 1 de Maio na terra de Vasco da Gama.
Vista nocturna da Baía de Sines.

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Grafites em Setúbal

Grafites num armazém entre a Praia da Saúde e o Parque Urbano da Albarquel em Setúbal.







segunda-feira, 24 de abril de 2017

Quinta das Torres e o seu belo lago.


A Quinta das Torres e o seu Palácio, em Setúbal-Azeitão, datável de cerca de 1560, é um dos mais importantes e belos conjuntos arquitectónicos renascentistas do país.

A casa apalaçada apresenta determinadas características que estão na origem da denominação Quinta das Torres: constitui um quadrilátero com um torreão em cada ângulo, centrado por um pátio a céu aberto, para onde deita um pórtico bem delineado, encimado por duas pirâmides cujas agulhas sobem acima do edifício
Junto ao edifício um pequeno lago em cujo centro se eleva um templete. Todo o conjunto é envolvido por arvoredo que cria um ambiente quase idílico.
Idalisa deliciou-se com este belo e magnifico lago, um lago real.



Ramos de loureiro que fazem um tunel muito agradável.


Setúbal - Azeitão, 16 de Abril de 2017. 

Quinta das Torres - Azeitão

A entrada para a Quinta das Torres em Azeitão com o seu palácio construída em 1570, segundo os gostos arquitectónicos do Humanismo e da Renascença.
O palácio é envolvido por uma vegetação luxuriante e com algumas árvores de grande porte. 



Um pequeno olival com magnificas oliveiras.

Setúbal - Azeitão, 16 de Abril de 2017