Depois de passarmos a Felix Coeli Porta deparamo-nos com este espetacular retábulo gótico (1496 - 1499) que é de ficar sem respiração. Riquíssimo os detalhes bem com muito original o seu desenho.
Retábulo da Capela da Conceição no Mosteiro, é obra do mestre Gil de Siloé, que o realizou entre 1496 e 1499, já depois de concluídos os túmulos. É todo ele um excesso, um contraste com a sobriedade gótica do edifício, sobretudo na profusão iconográfica. Cada escultura, cada cena bíblica parece lutar por ter um pouco de protagonismo em torno da figura central do Crucificado, que rasga o altar do ponto de vista cromático, com as carnações ensanguentadas a destacarem-se notoriamente dos outros elementos.
Aqui estamos nós completamente esmagados por tanta beleza.
O que mais nos espanta é a geometria a que obedece a configuração do retábulo. À volta do Cristo há um grande círculo de anjos, dentro do qual cabem mais quatro pequenos círculos com a representação de diferentes passos da Paixão – Cristo no Horto das Oliveiras, a Flagelação, Cristo a caminho do Calvário e uma Pietá. Fora do grande círculo de anjos, outros quatro círculos, com os quatro evangelistas.
De grande devoção na Idade Média o Apostolo Santiago.
O escudo de Castela e de Portugal.
Santa Catarina de Alexandria.
Representação da Última ceia.
Juan II, coroado, representado a rezar e protegido por Santiago.
Burgos, Abril de 2022