quarta-feira, 16 de maio de 2018

Estação ferroviária de Grândola

Estação ferroviária de Grândola vista do lado da rua.
História
No Século XIX, Sousa Brandão idealizou a construção de uma linha ao longo do vale do Rio Sado, que forneceria uma ligação mais rápida entre Lisboa e o Algarve do que a linha que estava em construção, que dava a volta por Beja. Esta proposta só voltou a ser considerada nos finais do Século, em 1898, quando se começou a estudar o plano da Rede Ferroviária ao Sul do Tejo, cuja comissão técnica sugeriu uma linha de Setúbal a Garvão, seguindo o vale do Sado. A linha deveria passar por Grândola, uma vez que aquela vila era considerada como o pólo de uma rica e populosa região até ao litoral. As representações regionais, consultadas durante a preparação do Plano da Rede, propuseram a construção de um ramal até Sines, que deveria sair de Grândola ou Apeadeiro de Alvalade.
Assim, a linha de Setúbal a Garvão foi inserida no Plano da Rede, decretado em 27 de Novembro de 1902. Também foi inserido o Ramal de Sines, embora sem um ponto inicial definido, que foi mais tarde estabelecido em Alvalade.
A construção da Linha do Sado iniciou-se em 1907, mas sofreu vários atrasos, devido primeiro à instabilidade governamental, e depois por causa da Primeira Guerra Mundial. Em 1 de Julho de 1916, a Gazeta dos Caminhos de Ferro noticiou que estava para breve a construção do troço entre Grândola e Lousal. No entanto, este troço foi aberto em duas partes, tendo a secção até Canal Caveira entrado ao serviço em 20 de Setembro desse ano, e até Grândola em 22 de Outubro. O troço seguinte, até à estação provisória de Alcácer do Sal, abriu à exploração em 14 de Julho de 1918.
Em 1934, a Comissão Administrativa do Fundo Especial de Caminhos aprovou a instalação de uma báscula de 20 toneladas na estação de Grândola.
Texto: Wikipédia





Os azulejos são sempre uma presença nas estações de comboios.

Grândola, 2018

67 comentários:

  1. It's a very nice station and I'm glad things worked out for you. Love those Portuguese tiles!

    ResponderEliminar
  2. As fotos ficaram muito bonita. Muito bem conservada pela época. Essa estacão deve ter muitas histórias...
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  3. ...I see that the taggers have been busy.

    ResponderEliminar
  4. Olá Francisco
    Gostei de conhecer essa estação ferroviária. Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado minha amiga pelo comentário e continuação de uma boa semana.

      Eliminar
  5. Muito semelhante a tantas outras por Portugal fora.
    Tesouros que devem ser preservados porque marcam uma época.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo Pedro pelo comentário e continuação de uma boa semana.

      Eliminar
  6. I like the train station. Neat and well kept!

    ResponderEliminar
  7. It is a grand old building with a fascinating history. Thanks for sharing.

    ResponderEliminar
  8. A nice looking building, and lovely tiles!

    ResponderEliminar
  9. Hi Francisco.

    Nice station.
    Beautiful the clouds party.

    Groettie from Patricia.

    ResponderEliminar
  10. Bom dia. Mais uma aula didáctica cheia de enorme interesse. Gostei demais das fotos.
    .
    * Amar-te em amor de dor sentida. *
    .
    Abraço poético.

    ResponderEliminar
  11. Já viajei um pouquinho por aqui hoje!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  12. Hermosa estación de ferrocarril.

    ResponderEliminar
  13. Bonito reportaje por cierto siempre me ha maravillado tu tierra.

    Abrazote utópico, Irma.-

    ResponderEliminar
  14. Todas las estaciones de tren tienen algo especial. Gracias por compartir esos instantes.

    ResponderEliminar
  15. As estações de comboios despertam-me sempre boas memórias =)
    Beijinhos,
    https://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  16. Me encanta la decoración de las estaciones portuguesas Francisco.
    Y las envidio.
    Buen miércoles.
    Besos.

    ResponderEliminar
  17. Красивые фотографии!

    ResponderEliminar
  18. Mais um lote de imagens fantásticas!

    Beijo e um dia feliz!

    ResponderEliminar
  19. Uma bonita estação . Mjuito bem cuidada.
    Um abraço.
    Élys.

    ResponderEliminar
  20. I enjoyed the photos so very much. Very charming station.
    Enjoy your day.

    ResponderEliminar
  21. Gostei de conhecer a estacao de Grandola e gosto muito dos azulejos verdes.

    ResponderEliminar
  22. Oi Francisco!
    Eu gosto da estação de trem, é bem cuidada!
    Um dia maravilhoso virá!
    Um abraço e um obrigado por visitar!

    ResponderEliminar
  23. A lovely looking station. The tiles are special to see, very nice.

    ResponderEliminar
  24. Muy bonita, encantadora. Muy bueno el reportaje Francisco, muy buenas las imágenes y muy bien documentado.
    Feliz semana.
    Un fuerte abrazo Francisco

    ResponderEliminar
  25. Tesouros que o tempo não pode apagar.
    bonita foto/reportagem
    beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  26. Oi Francisco, bt!
    Amei o post, os azulejos são lindos e a "aula" da história que vc nos presenteou, maravilhosa. Parabéns!
    Bjsss amigo

    ResponderEliminar
  27. BELA na sua simplicidade!
    Gosto dos olhares e obrigada por a dar a conhecer!!!bj

    ResponderEliminar
  28. Dentro de algunos años a los burros solo se podrán ver en los zoológicos

    ResponderEliminar
  29. Em Grândola vi lindas moçoilas,
    a olhar para elas fiquei parado
    lá no campo vermelha papoilas
    entre Grândola e Santa Margarida do Sado.

    Tenha uma boa noite caro amigo Francisco.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  30. Talvez uma das estações mais bem cuidadas de Portugal
    bonitas fotografias
    Abraço

    ResponderEliminar
  31. Gostei de ver a estação e de ficar a conhecer a sua história :)

    r: Também gosto muito, acho que ficam trabalhos incríveis!
    Espero que sim :)
    Obrigada e igualmente*

    ResponderEliminar
  32. Passo muitas vezes nessa linha e conheço quem saia nessa estação, mas eu nunca sai! Boa noite.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  33. Mais uma belíssima e completa, reportagem fotográfica!
    Não conhecia esta estação... pelo que é sempre um imenso gosto, viajar através das suas imagens, Francisco!
    Antigamente viajava imenso de comboio... mas mais para a zona Centro e Norte, do pais...
    Abraço
    Ana

    ResponderEliminar