Estação ferroviária de Grândola vista do lado da rua.
HistóriaNo Século XIX, Sousa Brandão idealizou a construção de uma linha ao longo do vale do Rio Sado, que forneceria uma ligação mais rápida entre Lisboa e o Algarve do que a linha que estava em construção, que dava a volta por Beja. Esta proposta só voltou a ser considerada nos finais do Século, em 1898, quando se começou a estudar o plano da Rede Ferroviária ao Sul do Tejo, cuja comissão técnica sugeriu uma linha de Setúbal a Garvão, seguindo o vale do Sado. A linha deveria passar por Grândola, uma vez que aquela vila era considerada como o pólo de uma rica e populosa região até ao litoral. As representações regionais, consultadas durante a preparação do Plano da Rede, propuseram a construção de um ramal até Sines, que deveria sair de Grândola ou Apeadeiro de Alvalade.
Assim, a linha de Setúbal a Garvão foi inserida no Plano da Rede, decretado em 27 de Novembro de 1902. Também foi inserido o Ramal de Sines, embora sem um ponto inicial definido, que foi mais tarde estabelecido em Alvalade.
A construção da Linha do Sado iniciou-se em 1907, mas sofreu vários atrasos, devido primeiro à instabilidade governamental, e depois por causa da Primeira Guerra Mundial. Em 1 de Julho de 1916, a Gazeta dos Caminhos de Ferro noticiou que estava para breve a construção do troço entre Grândola e Lousal. No entanto, este troço foi aberto em duas partes, tendo a secção até Canal Caveira entrado ao serviço em 20 de Setembro desse ano, e até Grândola em 22 de Outubro. O troço seguinte, até à estação provisória de Alcácer do Sal, abriu à exploração em 14 de Julho de 1918.
Em 1934, a Comissão Administrativa do Fundo Especial de Caminhos aprovou a instalação de uma báscula de 20 toneladas na estação de Grândola.
Texto: Wikipédia
Os azulejos são sempre uma presença nas estações de comboios.
Grândola, 2018
It's a very nice station and I'm glad things worked out for you. Love those Portuguese tiles!
ResponderEliminarObrigado Lowell pelo comentário e continuação de uma boa semana.
EliminarAs fotos ficaram muito bonita. Muito bem conservada pela época. Essa estacão deve ter muitas histórias...
ResponderEliminarBoa semana!
Obrigado pelo comentário e continuação de uma boa semana.
Eliminar...I see that the taggers have been busy.
ResponderEliminarObrigado pelo comentário e continuação de uma boa semana.
EliminarOlá Francisco
ResponderEliminarGostei de conhecer essa estação ferroviária. Abraços.
Obrigado minha amiga pelo comentário e continuação de uma boa semana.
EliminarMuito semelhante a tantas outras por Portugal fora.
ResponderEliminarTesouros que devem ser preservados porque marcam uma época.
Aquele abraço
Obrigado amigo Pedro pelo comentário e continuação de uma boa semana.
EliminarI like the train station. Neat and well kept!
ResponderEliminarObrigado Nancy pelo comentário e continuação de uma boa semana.
EliminarIt is a grand old building with a fascinating history. Thanks for sharing.
ResponderEliminarObrigado Lowell pelo comentário e continuação de uma boa semana.
EliminarA nice looking building, and lovely tiles!
ResponderEliminarObrigado Marleen pelo comentário e continuação de uma boa semana.
EliminarHi Francisco.
ResponderEliminarNice station.
Beautiful the clouds party.
Groettie from Patricia.
Obrigado pelo comentário e continuação de uma boa semana.
EliminarBom dia. Mais uma aula didáctica cheia de enorme interesse. Gostei demais das fotos.
ResponderEliminar.
* Amar-te em amor de dor sentida. *
.
Abraço poético.
Obrigado amigo Gil pelo comentário e continuação de uma boa semana.
EliminarJá viajei um pouquinho por aqui hoje!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Obrigado Isa pelo comentário e continuação de uma boa semana.
EliminarHermosa estación de ferrocarril.
ResponderEliminarObrigado pelo comentário e continuação de uma boa semana.
EliminarBonito reportaje por cierto siempre me ha maravillado tu tierra.
ResponderEliminarAbrazote utópico, Irma.-
Obrigado pelo comentário e continuação de uma boa semana.
EliminarTodas las estaciones de tren tienen algo especial. Gracias por compartir esos instantes.
ResponderEliminarObrigado pelo comentário e continuação de uma boa semana.
EliminarAs estações de comboios despertam-me sempre boas memórias =)
ResponderEliminarBeijinhos,
https://chicana.blogs.sapo.pt/
Obrigado Ana pela visita e comentário.
EliminarMe encanta la decoración de las estaciones portuguesas Francisco.
ResponderEliminarY las envidio.
Buen miércoles.
Besos.
Obrigado Laura pela visita e comentário.
EliminarКрасивые фотографии!
ResponderEliminarObrigado pela visita e comentário.
EliminarMais um lote de imagens fantásticas!
ResponderEliminarBeijo e um dia feliz!
Obrigado Cidália pela visita e comentário.
EliminarUma bonita estação . Mjuito bem cuidada.
ResponderEliminarUm abraço.
Élys.
Obrigado amigo pela visita e comentário.
EliminarI enjoyed the photos so very much. Very charming station.
ResponderEliminarEnjoy your day.
Obrigado Mildred pela visita e comentário.
EliminarGostei de conhecer a estacao de Grandola e gosto muito dos azulejos verdes.
ResponderEliminarObrigado Sami pela visita e comentário.
EliminarOi Francisco!
ResponderEliminarEu gosto da estação de trem, é bem cuidada!
Um dia maravilhoso virá!
Um abraço e um obrigado por visitar!
Obrigado minha amiga pela visita e comentário.
EliminarA lovely looking station. The tiles are special to see, very nice.
ResponderEliminarObrigado Bill pela visita e comentário.
EliminarI like the architectural design.
ResponderEliminarObrigado William pela visita e comentário.
EliminarMuy bonita, encantadora. Muy bueno el reportaje Francisco, muy buenas las imágenes y muy bien documentado.
ResponderEliminarFeliz semana.
Un fuerte abrazo Francisco
Obrigado amigo Alejandro pela visita e comentário.
EliminarTesouros que o tempo não pode apagar.
ResponderEliminarbonita foto/reportagem
beijinhos
:)
Obrigado Piedade pela visita e comentário.
EliminarOi Francisco, bt!
ResponderEliminarAmei o post, os azulejos são lindos e a "aula" da história que vc nos presenteou, maravilhosa. Parabéns!
Bjsss amigo
Obrigado minha amiga pela visita e comentário.
EliminarBELA na sua simplicidade!
ResponderEliminarGosto dos olhares e obrigada por a dar a conhecer!!!bj
Obrigado Gracinha pela visita e comentário.
EliminarDentro de algunos años a los burros solo se podrán ver en los zoológicos
ResponderEliminarÉ realmente um animal em extinção.
EliminarUm abraço.
Em Grândola vi lindas moçoilas,
ResponderEliminara olhar para elas fiquei parado
lá no campo vermelha papoilas
entre Grândola e Santa Margarida do Sado.
Tenha uma boa noite caro amigo Francisco.
Um abraço.
Obrigado amigo pela visita e comentário.
EliminarTalvez uma das estações mais bem cuidadas de Portugal
ResponderEliminarbonitas fotografias
Abraço
Obrigado pela visita e comentário.
EliminarGostei de ver a estação e de ficar a conhecer a sua história :)
ResponderEliminarr: Também gosto muito, acho que ficam trabalhos incríveis!
Espero que sim :)
Obrigada e igualmente*
Obrigado Andreia pela visita e comentário.
EliminarPasso muitas vezes nessa linha e conheço quem saia nessa estação, mas eu nunca sai! Boa noite.
ResponderEliminar--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Obrigado Inês pela visita e comentário.
EliminarMais uma belíssima e completa, reportagem fotográfica!
ResponderEliminarNão conhecia esta estação... pelo que é sempre um imenso gosto, viajar através das suas imagens, Francisco!
Antigamente viajava imenso de comboio... mas mais para a zona Centro e Norte, do pais...
Abraço
Ana