quarta-feira, 21 de março de 2018

Estação Ferroviária de Monte Novo - Palma

A Estação Ferroviária de Monte Novo em Palma é uma interface que está desactivada e que faz parte da Linha do Sul. Esta estação serviu as localidades de Palma e Monte Novo, no Concelho de Alcácer do Sal, neste momento como se costuma dizer só vê passar comboios.





São magníficos estes azulejos que são muito característicos em algumas estações de comboios no nosso país.



Monte Novo - Palma
Alcácer do Sal, 14 de Março de 2018

30 comentários:

  1. Ao menos, podiam encontrar uma utilidade !
    Espera-se que caia primeiro, não é ?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. ...I like the tile work on the building.

    ResponderEliminar
  3. Transmite uma sensação de abandono.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  4. Excellent photos, and I love those blue tiles! What a nice train station!

    ResponderEliminar
  5. Já conheci mais um poquinho do nosso Portugal, por aqui!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente muitas das nossas estações ferroviárias , estão ao abandono, mas as fotos ficaram fabulosas.
    Gostei muito de ver o painel de azulejos.

    Abraço Francisco

    ResponderEliminar
  7. Muito interessante a "Estação Ferroviária de Monte Novo em Palma". Que pena não ter utilidade.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  8. Красивые фотографии!

    ResponderEliminar
  9. Mais uma pobre ao abandono! Aqui na linha do Oeste Lisboa/Figueira da Foz temos várias que já há muito não vêem passar um comboio, se quisermos ir de comboio para Lisboa temos que ir a Alfarelos apanhar a linha do Norte.

    O meu abraço.

    ResponderEliminar
  10. Muy buen reportaje, una pena que al final termine deteriorandose, las pintadas y el vandalismo se apoderaran de ella.
    Sensacionales los detalles.
    Un fuerte abrazo Francisco

    ResponderEliminar
  11. Uma pena ver tudo abandonado. Os azulejos são mesmo giro. Continuação de boa semana,um abraço!

    ResponderEliminar
  12. Hello Francisco!
    Many railway stations in my country are also closed.
    Your relationship and photos are great. Tiles are very beautiful.
    Hugs and greetings from Poland.
    Lucja

    ResponderEliminar
  13. Very interesting to see these old buildings! Great photos!
    Regards

    ResponderEliminar
  14. Sad to see these empty railroad stations. At one time they were the link to the world, but no more.

    ResponderEliminar
  15. What a lovely little station Francisco, the tiles are incroyable! It has worked hard for many years and now it is taking it easy in retirement 😀

    ResponderEliminar
  16. Nice train station. The tiles are beautiful and very nice to see.

    ResponderEliminar
  17. Que encanto, o lugar é antigo.
    Eu aprecio ver azulejos antigos tão bem detalhados.

    ResponderEliminar
  18. Algunas de esas fotos me recuerdan a la Portugal que yo conoci

    ResponderEliminar
  19. É uma de muitas que só vêm passar os comboios. Adoro os azulejos. :) Boa noite.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  20. Estes locais desactivados causam sempre uma certa nostalgia, mas eu confesso que gosto de os fotografar.
    Gostei muito das fotos em especial a dos azulejos.
    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  21. Que pena realmente, não arranjarem um qualquer aproveitamento, nem sequer para os edifícios...
    Mas gostei imenso de ver as imagens! E pela falta de manutenção que os caminhos de ferro têm... e com a quantidade de descarrilamentos que ultimamente tem havido... admira-me que não saia uma ordem, para desactivar quase tudo... a bem da segurança dos utentes... por este andar... será bem mais seguro ir a pé pela linha... ou fazerem as pessoas deslocar-se em automotoras...
    Um grande abraço
    Ana

    ResponderEliminar
  22. Uma das minhas estaçoes preferidas, aliás por recordar a juventude elas sao muitas as que desde o Barreiro até ao Algarve trazem-me grandes recordaçoes ferroviárias.

    Quanto à utilidade, é complicado a partir do momento em que a CP resolveu eliminar o serviço Regional na linha do sul, ficando apenas em funcionamento os Intercidades (IC) e os Alfa Pendulares, serviços que evidentemente só efetuam paragem nas principais localidades/estaçoes.
    O curioso e triste é que os Regionais foram eliminados depois de imensas estaçoes terem sido renovadas e modernizadas, sendo o dinheiro investido completamente perdido.
    A nós apaixonados pelo caminho de ferro parece-nos evidente que devería haver 3 ou 4 serviços Regionais entre Pinhal Novo e Tunes via Setúbal mas a visao ecónomica em que se transformaram as empresas de caminho de ferro impossibilita a realizaçao desse sonho já que a realidade depois sería ter-mos comboios a circular praticamente vazios e estaçoes como esta sem passageiros suficientes para justificar lá a paragem dos mesmo.

    Tal como na reportagem de Palma, quando for possivel peço uma reportagem à mini aldeia de Monte Novo que está pegada a esta estaçao, aldeia que me parece especial. Gostava de saber um pouco da sua história e como é a vida atualmente nesse lugar.

    Obrigado

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...