sábado, 25 de agosto de 2018

Museu das Três Culturas de Córdoba

O interior desta uma fortaleza muçulmana foi transformado no museu das Três Culturas, que revive os momentos de esplendor desta cidade da Andaluzia.
O museu está localizado na Torre de la Calahorra, em frente à mesquita, no final da ponte romana. Destina-se a evocar o período cordovão entre os séculos IX e XIII, uma época de esplendor cultural, artístico e científico. 
O museu tem 3 andares e 8 salas que vamos percorrendo com a ajuda do audioguia. Na primeira delas, temos quatro personagens representativos dos séculos XII-XIII: Averroes, Maimónides, Ibn Arabi, e Alfonso X, o Sábio. Nela, compreendemos a importância, à época, da mescla dos pensamentos islâmicos com a cultura judaica para a produção de conhecimentos na Península Ibérica.

Nesta sala retratam-se os avanços da medicina Oriental e outras ciências durante o reinado de al-Nasir-li din Allah. Essa evolução na área médica muito se deveu ao cirurgião Abu-l-Qasim al-Zahrawi que viveu em Córdoba entre os anos de 936-1013. À época, eles já faziam cirurgias de catarata, hemorroidas e de afeções orofaríngeas.

Estas tapeçarias para além de serem lindíssimas são verdadeiras obras de arte.




Maquete do Alhambra.

Sala dedicada à música.

“No sólo a los hombres nobles, les gusta la música, sino también a la gente común, tanto a los gobernadores como a los poetas, de los ejércitos, tanto a los artesanos como a los poetas que se vieron atrapados apasionadamente por esas actividades artísticas. Algunos no se limitan a apreciar la música; ellos mismos son músicos y no sólo ejecutantes sino también teóricos.”
Ibn Malik


Idalisa na última sala que é bastante interessante com diversas maquetes que ilustram como era a vida em Córdoba no século X. Nesta época, durante o Califado Omíada, Córdoba foi a capital de al-Andalus, uma das áreas metropolitanas mais populosas do Ocidente, só comparável a Bagdá, Damasco e Constantinopla. Ela era o lugar de reunião para cientistas, escritores e filósofos ansiosos por tocas e propagação do conhecimento.





 Idalisa no cimo da Torre de la Calahorra.
Córdoba, Agosto de 2018

35 comentários:

  1. Este, foi mais um belo passeio:)) Bom dia :))

    Hoje; { Poetizando e Encantando} Dos beijos que não me deste.

    Bjos
    Votos de um óptimo Sábado

    ResponderEliminar
  2. Hello, love the tour of the fortress and museum. Pretty photos of Idalisa. Thanks for sharing your visit. Great photos. Happy Saturday, enjoy your weekend!

    ResponderEliminar
  3. Wow! How incroyable Francisco, not only beautiful but so interesting also. The tapestries are stunningly beautiful, lovely to see, merci beaucoup ✨

    ResponderEliminar
  4. Excelentes foros. Gracias por un reportaje de sumo interes!

    ResponderEliminar
  5. Um museu que também gostava de visitar!

    Um abraço e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é um belo museu um museu de união de culturas e povos.
      Um bom fim-de-semana.

      Eliminar
  6. Magnifico ! Mi piacerebbe visitarlo, chissà...
    Buon fine settimana, Francisco !

    ResponderEliminar
  7. Dearest Francisco Manuel,
    Cordova has a lot of rich culture and for bringing it together inside this museum is perfect.
    Love the blend of Jewish, Muslim and Andalusian and no doubt it had a lot of good things.
    Sending you hugs,
    Mariette

    ResponderEliminar
  8. A guitarra acima é do mesmo formato de uma que tirei no Museu Aga Khan ontem. O símbolo é precisamente o mesmo. Muito interessante. Vou ver como se chama esse instrumento musical. Tem outro nome que não guitarra.

    ResponderEliminar
  9. Beautiful tapestries and museum. Thank you so much for the tour!

    ResponderEliminar
  10. Yo me sigo preguntando si en una época pudimos convivir ¿porque no seguimos?. Mas cuando las tres culturas que se mencionan creen en el Dios de Abrahan, lo que quiere decir el mismo.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  11. Excellent photos from the Museum. I envy your trip to Cordoba. What an historic city.

    ResponderEliminar
  12. beautifully captured--- I wish we could learn from that time and mixture of cultures. It surely was something special. Thanks for this wonderful post.

    ResponderEliminar
  13. Que rico, que belo e é em Córdoba de onde saiu meu pai!Que beleza encontrar tanta coisa linda e soberba. Um grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário minha amiga e seja bem vinda.
      Um bom Domingo.

      Eliminar
  14. Museu muito interessante. Quem imaginaria que ha mais de 1000 atras ja se faziam operacoes! As tapecarias sao fabulosas.
    Bom Domingo Francisco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade uma cultura que estava muito avançada para a época.
      Um bom Domingo.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...