A Estação Ferroviária de Alcácer do Sal é uma interface da Linha do Sul, que servia a localidade de Alcácer do Sal. Entrou ao serviço em 25 de Maio de 1920 e foi encerrada ao serviço de passageiros no dia 1 de Dezembro de 2011.
Até cerca de meados do Século XIX, o transporte rodoviário era muito deficiente, sendo preferencialmente utilizados os transportes marítimo e fluvial, quando era possível. Até ao desenvolvimento da rede ferroviária no Sul do país, Alcácer do Sal era um dos principais portos na região e um ponto de convergência das estradas, sendo o local onde se fazia o transbordo de passageiros e mercadorias para os barcos com destino e origem em Lisboa. Por exemplo, a chamada Rota do Trigo ligava Évora a Alcácer do Sal, sendo o transporte de cereais feito por carros de tracção animal, que eram muito lentos.
Em 1844, o Ministro da Fazenda, João Gualberto de Oliveira, sugeriu que o traçado por terra, desde o Alentejo até Alcácer, fosse substituído por um caminho de ferro, defendendo que seria a única linha em Portugal que poderia ter algum lucro.
Em 1894, existia uma carreira de diligências desde Santiago do Cacém até à Estação de Poceirão, que passava por Alcácer do Sal.
Texto: Wikipédia
Alcácer do Sal, Janeiro de 2018
Some of the station architecture reminds me of those of that era here, but this is much brighter.
ResponderEliminar...such a fabulous building.
ResponderEliminarMost interesting old railroad station. Passenger stations are fast disappearing. Have a great week.
ResponderEliminarIt's a beautiful old building. Let's hope that it is kept in good condition and made good use of.
ResponderEliminarO meu avô paterno era ferroviário.
ResponderEliminarE vivia ali logo ao lado da linha de comboio da Pampilhosa.
Os comboios sempre fizeram e sempre farão parte da minha vida.
Aquele abraço
Oi Francisco!
ResponderEliminarFotos soberbas, bela estação de trem!
Uma semana maravilhosa, eu quero você!
Um abraço e um agradecimento por visitar!
Já comecei a manha a viajar um pouquinho por aqui...
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Me encantan, preciosas fotos.
ResponderEliminarОчень красивая железнодорожная станция!
ResponderEliminarBuen reportaje Francisco, buenas imágenes, las estaciones de tren siempre te traen recuerdos.
ResponderEliminarFeliz semana
Un abrazo
Belas fotografias e o edifício principal está muito bem cuidado.
ResponderEliminarUm abraço.
Autografos Futebol
Sei que ha uma data de estacoes ferroviarias que foram fechadas. Nos vivemos em Carregal do Sal (Beira Alta) cuja estacao tambem fechou ha uns anos.
ResponderEliminarBonita reportagem.
ResponderEliminarGostei de conhecer.
Abraço
Olhar d'Ouro - bLoG
Olhar d'Ouro - fAcEbOOk
Envidia me da verlas funcionando Francisco. La nuestra se cerró en 1984.
ResponderEliminarBesos.
Foi aqui que apanhei o comboio refugiado na guarita do guarda-freio, até ao Barreiro, durante uma prova de sobrevivência dos fuzileiros.
ResponderEliminarAbraço
Pelo tempo que encerrou as atividades,até que está bem cuidada.
ResponderEliminarBjs Francisco.
Carmen Lúcia.
I do hope they find a good use for this beautiful old station Francisco, it would be such a shame if it was left abandoned 😐
ResponderEliminarTantas histórias por estas linhas fora!!
ResponderEliminarBeijo e um excelente dia.
Boa tarde. Adorei as imagens :))
ResponderEliminarHoje: - Magia sem sumo
.
Bjos
Votos de boa Terça-Feira
Oi Francisco, bt!
ResponderEliminarEu gosto muito de viajar de trem, pena que aqui no Brasil passou a ser só um transporte de massa e muito desvalorizado.
Bjsss amigo
Hello Francisco!
ResponderEliminarBeautiful relationship and great photos.
A very beautiful train station.
Greetings from the cold (- 19 ° C) Poland.
Lucja
Gosto muito de estações e seus olhares ficaram bem interessantes!bj
ResponderEliminarWhat a beautiful building, hopefully they can find another use for it.
ResponderEliminarEres incansable,te felicito por ello
ResponderEliminarJá andei por aí há alguns anos atrás, quando decidimos fazer a primeira viagem de comboio com o Pedro.
ResponderEliminarBelíssimas fotografias
Um abraço
Maria de
Divagar Sobre Tudo um Pouco
É um bonito edifício. Podiam aproveitá-lo, sei lá para um museu dos comboios por exemplo.
ResponderEliminarAbraço
Belas imagens, obrigado pela visita.
ResponderEliminarBlog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM
I really likes your blog! You have shared the whole concept really well and very beautifully soulful read!
ResponderEliminarThanks for sharing
หนังดราม่า
Que bom verificar, que estando ao abandono, se encontra tão bem cuidada a estação...
ResponderEliminarGostei imenso de ver! Adorei as imagens, que me fizeram lembrar a minha juventude... em que as viagens de comboio, estavam tão presentes, por ocasião das férias de Verão!
Abraço
Ana
Esta estaçao ficou sem utilidade quando foi construída a variante ferroviária que fez com que os comboios já nao passassem por Alcácer do Sal. Neste caso só mesmo a reativaçao dos serviços Regionais desde Pinhal Novo a Tunes dao alguma esperança a que devido à importancia da povoaçao, os mesmos circulem pela antiga linha e sirvam esta estaçao.
ResponderEliminarAgrada-me muito ver o excelente estado de conservaçao, oxalá fosse sempre assim.
Obrigado.