A Corveta Jacinto Cândido em Setúbal no cais da Doca Pesca esta é a segunda de uma série de seis navios da classe João Coutinho e foi construída nos estaleiros da BLOM & VOSS AG, em Hamburgo, na Alemanha, sob planos de concepção nacional, entrou ao serviço da Marinha Portuguesa no dia 16 de Junho de 1970.
De 1971 a 1975 participou em diversas missões nas antigas províncias ultramarinas portuguesas de Moçambique, Guiné e Cabo Verde;
A partir de 1975 participou em vários exercícios de âmbito nacional e internacional e tem operado nas águas de interesse nacional, nomeadamente no desempenho de missões de busca e salvamento, vigilância e fiscalização das águas territoriais e da Zona Económica Exclusiva;
Foi condecorada, em 13 de maio de 1981, com a medalha de ouro de serviços distintos, pelo Presidente da República, General António Ramalho Eanes, pela ações de apoio às populações dos Açores por ocasião do sismo de 01 de janeiro de 1980;
Em 2013 efetuou seis ações de fiscalização.
PATRONO
Conselheiro Jacinto Cândido da Silva.
Nasceu em Angra do Heroísmo, Açores, em 30 de Novembro de 1857.
Fez os seus estudos superiores em Coimbra, tendo-se formado em Direito, onde foi um aluno distinto.
Depois de ter praticado advocacia em Lisboa, regressou a Angra para ocupar um lugar de professor no liceu local.
Eleito, em 1886, deputado pelos Açores, vem para Lisboa a fim de tomar parte em trabalhos parlamentares, tendo deste modo ingressado na vida política, revelando-se como grande orador. Fundou o Partido Nacionalista, de que foi chefe, e foi conselheiro de Estado.
BRASÃO DE ARMAS
De negro com uma águia de prata de asas estendidas, bordadura de arminhos. Coronel naval de ouro forrado de vermelho. Sotoposto listel enrolado, de prata com a legenda em letras negras de tipo elzevir NRP JACINTO CÂNDIDO.
PROPULSÃO
Velocidade Máxima 22nós
GUARNIÇÃO
Oficiais 7
Sargentos 13
Praças 50
Total 70
ARMAMENTO
1 reparo duplo de 76mm US Mk33
1 reparo duplo Bofors de 40mm/60
EQUIPAMENTOS
Radar de navegação KH1007
Radar de navegação RM 1226C
2 Semirrígidas, 1 bote Zebro III e 1 embarcação MK9
Lançamento à água: 16-Jun-1970
Entrada ao serviço: 16-Jun-1970
Texto retirado do Portal da Marinha
Setúbal, 15 de Abril de 2018
An impressive ship!
ResponderEliminarMuito obrigado pelo comentário e visita amigo William.
EliminarUm abraço.
A superb set of photos of this fine vessel of the Portuguese Navy. I was in the U.S. Navy, but never aboard a ship! :)
ResponderEliminarMuito obrigado Lowell pelo comentário e visita.
EliminarUm abraço.
Amigo Francisco esta sua reportagem fotográfica tendo por tema esses belos navios será sempre atual e muito bom para nossa admiração. Parabéns.
ResponderEliminarUm grande abraço.
Pedro
Fico contente por ter gostado amigo Pedro.
EliminarUm abraço.
Uma vizinha, não muito inteligente, há já muitos anos, quando queria falar em corvetas dizia corvinas.
ResponderEliminarEra complicado evitar o riso :))
Aquele abraço
São ambos animais de água hehehe.
EliminarUm bom 25 de Abril amigo Pedro.
Si es para servicios humanitarios y de salvamento, bienvenida sea.
ResponderEliminarBuenas fotos.
Un abrazo.
Muito obrigado pelo comentário amigo Manuel.
EliminarUm abraço.
Buen reportaje Francisco, muy bien documentado y lleno de detalles, preciosas las imágenes, las lineas del barco son muy elegantes.
ResponderEliminarFeliz semana
Un fuerte abrazo
Muito obrigado pelo comentário amigo Alejandro.
EliminarUm abraço.
Hi Francisco.
ResponderEliminarBeautiful boat, nice to see the anchor.
Groettie from Patricia.
Muito obrigado pelo comentário e visita.
EliminarUm abraço.
Excelente :))
ResponderEliminarHoje, o tema é do nosso Poeta Gil, mas pela sua ausência, aqui estou eu:- Revolução - A criança, o cravo, a G-3 silenciada
.
Bjos
Votos de um bom feriado (Dia da liberdade)
Já lá estive minha amiga e gostei bastante do tema de hoje o 25 de Abril.
EliminarUm abraço e bom feriado.
...big and powerful.
ResponderEliminarMuito obrigado amigo Tom.
EliminarObrigada por nos compartilhar tão lindas imagens Francisco.
ResponderEliminarbjs Carmen Lúcia
Belos cenários :)!!
ResponderEliminarBeijo
Abril sempre
Olá Francisco
ResponderEliminarGostei muito das informações. Abraços.
It's an impressive ship!
ResponderEliminarImpressive ship. Have a great day!
ResponderEliminarFotos muito bonitas, bem mostradas como sempre.
ResponderEliminarUm abraço
Hello Francisco!
ResponderEliminarBeautiful photos. I am delighted with the impressive ship.
A great relationship.
Spring greetings from Poland.
Lucja
Excellent details Francisco ✨
ResponderEliminarBelo navio, soberbamente fotografado e legendado.
ResponderEliminarBeijinhos.
Uma reportagem fotografica muito completa.
ResponderEliminarGostei bastante.
Bom feriado e continuação de boa semana.
beijinhos
:)
Amigo arrasou amei tudo, obrigado pela visita.
ResponderEliminarBlog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM
Há já uns anos ... no Porto de Leixões visitei uma CORVETA e fiquei encantada!
ResponderEliminarGosto dos olhares ... bj
A huge and impressive looking ship.
ResponderEliminarPortugal cuna de grandes mariunos
ResponderEliminarFantástico! Adorei as fotos :)
ResponderEliminarr: Muito obrigada *.*
Igualmente
Armada Portuguesa bonito navio
ResponderEliminarAbraço
https://caminhos-percorridos2017.blogspot.pt/
Belíssimas imagens, e com um suporte informativo impecável!
ResponderEliminarAdorei ficar a saber a história desta Corveta...
Adorei o post! Um grande abraço
Ana
Beautiful image the building You chose well for the theme.
ResponderEliminarYour blog is very nice,Thanks for sharing good blog.
บาคาร่าออนไลน์