Manual de Conversação exposição de Henrique Ruivo na Casa da Cultura em Setúbal.
Trabalhos a partir de jogos didácticos para adolescentes construídos por folhas de recorte e colagem ou outros recortes decorativos e pequenas legendas, Henrique Ruivo apresenta nesta exposição uma série de obras que contraria o enunciado do seu titulo: temos um "Manual de Conversação" que apenas desconversa.
Os manuais de conversação, publicações agora em desuso, estão cheios de perguntas e respostas, frases curtas e banais para poderem ser decoradas, listas de ingredientes e nomenclaturas de alimentos, sejam crus sejam cozidos, flores e animais, meios de transporte e peças de roupa, mas também de advérbios de tempo e de lugares, verbos de fácil conjugação - o que não vem nos manuais são expressões como "foda-se", por exemplo que Henrique Ruivo escreve numa imagem particularmente sombria. O artista monta, em caixas de referência surrealista, pequenos teatros legendados: cada confronto de elementos e cada diálogo compõe uma peça de absurdo humorístico e crítico.
Idalisa apreciando as obras que são pequenas maravilhas. As obras um pouco difícil de fotografar devido a que as caixas/quadros são vidradas.
Setúbal, Junho de 2020