sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Puerta de Palmas em Badajoz

Ao fundo o magnifico monumento a Puerta de Palmas vista  da ponte que atravessa o Rio Guadiana.

É talvez o monumento mais representativo da cidade de Badajoz, constituída por uma porta sustentada por dois cilindros maciços coroados de ameias e rodeados no topo e na base por cordões decorativos. A fachada principal é voltada para o Rio Guadiana e estrutura-se por meio de um arco com medalhões e outros elementos decorativos de estilo renascentista, como o escudo imperial de Carlos V, e uma inscrição onde aparece a data de 1551. 






O lado posterior deste monumento existe um terraço e um nicho triplo, possivelmente posterior à construção original. Na fachada interna, há uma capela dedicada a Nossa Senhora dos Anjos. Estas torres serviram como prisão real até o final do século XIX.


A bela imagem em pedra de Nossa Senhora dos Anjos neste magnifico nicho sobre o arco das Purtad de Palma.

Badajoz, Agosto de 2022


domingo, 23 de outubro de 2022

Parque Castelar de Badajoz

Idalisa à entrada para o Parque Castelar um dos jardins mais populares de Badajoz e localizado mesmo ao lado do hotel onde estávamos hospedados o Hotel Zurbarán. 

Algumas árvores de grandes dimensões como estas belas palmeiras de leque "Whasingtonia" muito altas, e todo o tipo de espécies exóticas.



No centro do jardim um belo lago com a escultura da escritora Carolina Coronado da autoria de José Sánchez Silva. Na base pode-se ler a inscrição: “A sensibilidade da mulher em você virou poesia ”.


No meio do belo arvoredo do parque, podemos ver o busto de «Adelardo Covarsí Yustas» um  pintor de Badajoz (1885-1951), um busto em pedra, obra de José Silva.

Esta curiosa árvore onde as crianças vão deixar as suas chupetas.


No Parque Castelar existe esta curiosa coluna de mármore branco no meio de um roseiral junto ao lago, foi o termómetro da cidade por muitos anos. Pistas de sua antiga função permanecem gravadas no mármore: termómetro, barómetro e higrómetro (mede a humidade do ar) podem ser lidos na pedra. 

Exuberantes estas palmeira que estão plantadas um pouco por todo o parque.

Monumento de homenagem a Luis Chamizo um busto de bronze sobre pedestal. Trabalho da autoria da escultora Rosa Telesforo Gumiel. Luis Florencio Chamizo Trigueros (Guareña, 1894 – Madrid 1945) foi um escritor da Extremadura famoso por usar Castúo além do espanhol. Entre suas obras mais famosas estão “El miajón de los castúos”, “Las Brujas”, “Extremadura”…

À saída do parque uma placa no lado esquerdo de homenagem ao criador deste belíssimo porque.

Badajoz, Agosto de 2022

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Catedral de Badajoz

A Catedral de São João Baptista ou Catedral de Badajoz é um templo católico situado na Praça de Espanha, no centro da cidade de Badajoz. A catedral foi consagrada em 1276 a São João Baptista, apesar das obras ainda não estarem concluídas. A construção das partes principais prolongou-se até ao século XV e nos séculos XVI e XVII foram realizadas sucessivas reformas e adições, que deram à catedral o seu aspecto actual. Só foi completamente terminada no século XVIII.

A torre é o elemento exterior que mais se destaca, Com perfil quadrado, com 11 metros de lado, tem 41 metros de altura e tem três corpos e um campanário. 

No exterior a catedral assemelha-se a uma fortaleza, devido ao caráter fronteiriço da cidade e ao facto de se encontrar fora da cidadela: tem paredes grossas e maciças, ameias e uma torre sóbria e poderosa, onde se encontra o campanário. 

Porta de San Blás, construída em 1546. 

Idalisa à entrada do Museu da Catedral para uma visita ás exposições que estão articuladas em 12 salas, com temáticas diversas e nelas são apresentadas mais de 150 peças seleccionados pelo seu valor artístico e histórico. A partir deste museu pode-se visitar o interior do templo.

Uma sala com excelentes e preciosas peças de ourivesaria.

Um  aspecto do claustro.

Esta é a Casa do Capítulo enriquecida com um conjunto de tapeçarias belgas do século XVI. Seus motivos mitológicos falam de humanismo clássico ou cristão em que elementos greco-romanos ajudaram a expressar valores e virtudes do cristianismo.


Túmulo de D. Rafael Menacho y Tutlló um heróico Marchal de Campo espanhol que participou da Guerra da Independência e morreu enquanto comandava a defesa da cidade sitiada de Badajoz em 1811.

O altar-mor da Catedral é de forma rectangular, construído durante a reforma levada a cabo pelo bispo Jerónimo Rodríguez de Valderas em 1666. O retábulo barroco actual foi instalado no início do século XVIII. Realizado em talha dourada, é de forma retangular. 
A foto acima foi retirada da NET

Imagem policromada de São João Baptista, atribuída a Juan Alonso Villabrille y Ron (1663–1732).
Badajoz, Agosto de 2022
 

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Igreja de Santo Domingo

Uma estátua de homenagem a São Vicente de Paulo, feita em bronze, uma obra de José Manuel Gamero Gil que se encontra na Praça de Santo Domingo em Badajoz mesmo em frente à Igreja de Santo Domingo. 


A abertura na base do monumento, segundo o autor, “a parte espiritual do santo, é como um canal para Deus porque através dele se vê a porta da igreja de Santo Domingo”. 

São Vicente é acompanhado por uma criança “coberta pelo santo como símbolo de protecção”. 
Na fachada da Igreja no seu pórtico podemos ver os escudos e lemas de seus fundadores (Gome Hernandez de Solis e sua esposa Catalina de Silva) e a ordem Dominica, bem como a imagem de Santo Domingo em um vão por cima da porta principal.

Esta igreja tem uma única nave com capelas laterais. 


Imagem de São Vicente de Paul um sacerdote católico francês, declarado santo pelo Papa Clemente XII em 1737. Foi um dos grandes protagonistas da Reforma Católica na França do século XVII.

A imagem da Virgem Maria com o Menino.

Uma belíssima imagem da "la Piedad".

Badajoz, Agosto de 2022

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Jardins de la Galera Badajoz

Porta del Capitel é a entrada principal de la Alcazaba de Badajoz, através da Plaza Alta e da Plaza San José. Uma vez passada a porta exterior encontramos outra porta feita de granito, que consiste de um arco em ferradura.


Palácio dos Condes de la Roca (ou dos Duques de Feria), actualmente o Museu Arqueológico Provincial que podemos ver no interior de la Alcazaba (alcáçova) de Badajoz.

Ao fundo a moderna Universidade da Estremadura no interior das muralhas do Alcazaba.

Torre de Espantaperros um monumento almóada do século XII. É conhecida como Torre da Atalaia ou Torre do Alpéndiz. A Torre de Espantaperros está situada na parte oriental da Alcáçova e é uma torre de vigilância. De planta octogonal. A maior parte da torre é maciça, excepto suas duas câmaras superiores.


É possível percorrer a pé toda a muralha e o seu bonito jardim. Espaço bem conservado e limpo. Ambiente tranquilo e óptimas vistas ao redor da cidade.

Jardim de la Galera um jardim no interior de la Alcazaba frondoso e de grande beleza que nos proporcionou uma excelente calma e tranquilidade.






Idalisa ao pé deste belo exemplar de uma cica, Cycas revoluta, conhecida no Brasil como sagu-de-jardim, é uma espécie de cicadófita do género Cycas da família Cycadaceae, nativa de Fujian, na China, e de Kyushu e Ilhas Ryukyu, no Japão.

A Torre de Espantaperros a espreitar por entre o arvoredo.

Badajoz, Agosto de 2022
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...