segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Catedral de Salamanca - 3

Impressionante o trabalho feito na pedra nas paredes interiores da Catedral.

Capela Dourada
Foi ordenado pelo arquidiácono de Alba Francisco Sánchez de Palenzuela por volta de 1515. O que mais se destaca é o do fundador, com escultura do reclinado e na pintura de fundo da Virgen del Popolo. Salienta a profusa decoração das paredes da capela. Eles são ocupados por estátuas nas prateleiras e dosséis, policromos e dourados.

As imagens de Adão e Eva são acompanhadas pelas de patriarcas, apóstolos, santos, sibilas e profetas. A representação da morte em uma parede vã é impressionante por seu realismo feroz. O Calvário preside o retábulo no fundo de uma pintura de Adiosdado de Olivares. Como o anterior, tem uma base com ladrilhos policromos.


Idalisa ao pé desta antiquíssima Pia Baptismal.

A Capela Mayor é de uma grande beleza e é um dos maiores conjuntos de pinturas que se conservam juntas. O retábulo foi pintado pelos Delli (Daniel, Sansón e Nicolás). O retábulo representa a história da salvação (séc.XV), e através de suas cores vivas, se observa a influência tanto da pintura italiana, como também dos Países Baixos.


No cimo do retábulo temos uma pintura alusiva ao Juízo Final.
Algumas das belas e ricas capelas. 


Capela de San Lorenzo

Salamanca, Agosto de 2019

domingo, 29 de setembro de 2019

Catedral de Salamanca - 2

O interior da Catedral é de uma imponência esmagadora
Alguns dos belos orgãos de tubos da Catedral.




Um rendilhado em pedra de grande beleza.

O couro dos Cânones está situado no meio da nave principal e foi construído de 1710 a 1733, segundo os traços de Joaquín Benito e Alberto de Churriguera.





Impressionante a dimensão desta porta.

Salamanca, Agosto de 2019

sábado, 28 de setembro de 2019

Catedral de Salamanca

A Catedral de Salamanca foi fundada pelo bispo Jerónimo de Perigord. A sua construção teve início no primeiro terço do século XII, prosseguindo até o século XIV. Sua arquitectura possui influências românicas e góticas. É dedicada a Santa Maria da Sede.
A catedral apresenta planta de cruz latina e três naves de estilo românico, arrematadas por abóbadas de transição a estilo gótico. A porta principal, ainda que tenha perdido parte de seu valor artístico original, ainda conserva duas estátuas, representando cenas da Anunciação, uma de cada lado.






Quando ela foi reformada em 1992, o arquitecto responsável acrescentou uma pequena estatueta de um astronauta, em homenagem ao astronauta russo Iuri Gagarin, o que gera uma certa polémica para as pessoas que não sabem da reforma e torna-se numa das principais atracções.

Estátua dedicada a Fray Tomás Cámara em frente a uma das entradas da Catedral.




Salamanca, Agosto de 2019

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Jardim de Huerto de Calixto y Melibea

O jardim Huerto de Calisto y Melibea tem 2.500 metros quadrados e está localizado na cidade velha de Salamanca. É nomeado por ser o cenário escolhido por Fernando de Rojas para recriar o romance Tragicomedy de Calisto e Melibea (publicado em 1502). O jardim fica na encosta da antiga muralha de Salamanca, aos pés do rio Tormes. Actualmente é um parque romântico que pode ser visitado pela história de amor dos personagens apaixonados pelo trabalho de Fernánd de Rojas: Calixto e Melibea. Foi inaugurado em 12 de junho de 1981.
O jardim tem algumas latadas o que o torna bem fresco nos dias de calor.

É um jardim bem cuidado, com várias variedades de árvores, arbustos e flores.
Idalisa junto a um canteiro de belas rosas.


Idalisa junto ás antigas muralhas de Salamanca e que circundam uma parte do jardim.





Busto de Celestina em bronze num pedestal de granito do escultor Agustín Casillas à entrada do jardim.

Salamanca, Agosto de 2019.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...