sábado, 29 de agosto de 2020

Parque Manuel Braga

Parque emblemático da cidade é um dos espaços verdes mais acarinhados de Coimbra, com uma localização privilegiada junto ao Rio Mondego e em frente ao hotel onde estávamos hospedados.

O nome do parque foi deliberado em sessão de Câmara, por forma a homenagear o Dr. Manuel Braga, grande impulsionador na valorização e na criação de espaços verdes na cidade, nomeadamente a Mata de Vale de Canas e os jardins da Av. Sá da Bandeira.





Idalisa ao pé de uma Barca Serrana estas barcas faziam o transporte de mercadorias num trajecto entre Penacova e Figueira da Foz. O nome “serrana” deve-se ao facto de vir da serra carregada de lenha, carqueja e ramagem, vendida para os fornos da cidade.


Coreto desenhado pelo arquitecto Silva Pinto é inaugurado a 7 de Julho de 1904 sendo transferido para o actual local a 29 de Agosto de 1934. É constituído por cobertura em cúpula de oito secções de chapa lisa com platibanda curvilínea de ferro fundido decorada, a meio de cada face, por uma harpa, contendo no coroamento uma grimpa em ferro forjado.

Homenagem do Município de Coimbra a António Arnaut pelo seu papel na fundação do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Uma obra escultórica, em bronze, assinada por Pedro Figueiredo. Ao lado do busto foi também colocada uma placa com uma das frases do homenageado, também poeta e escritor: “Todo o fruto é vontade da semente”.


O busto de homenagem a Antero de Quental (1842-1891) açoriano de nascença, foi escolar em Coimbra onde participou activamente em vários movimentos associativos e literários no qual se destaca a “Questão Coimbrã”. Foi a figura central do que viria a ser, na literatura, o período Realista.

Estátua comemorativa dos 40 anos de vida literária de Manuel Alegre, inaugurada em Setembro de 2005.

Na obra, em bronze, Manuel Alegre aparece envolto numa capa de estudante, a simbolizar o “espírito inconformista da academia de Coimbra”, pautado pela liberdade, pela justiça, pela igualdade e pela poesia”.

Poeta que pela sua tomada de posição contra a ditadura, a guerra colonial e o regime do Estado Novo, faz com que a sua obra seja pautada pelos ideais da Liberdade e da Fraternidade.

Coimbra, Agosto de 2020

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Pelo centro de Coimbra

Alguns olhares pelo centro de Coimbra. Em frente o imponente e belo edifício do Hotel Astória em estilo Art Nouveau.

Largo da Portagem com a estátua de homenagem a Joaquim António de Aguiar. Ao fundo o belo edifício do Banco de Portugal.

 A Rua Ferreira Borges a principal rua do comércio de Coimbra.


Aspecto do interior desta bela loja de conservas.





Coimbra, Agosto de 2020

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Dom Pedro

Assim que chegamos a Coimbra fomos almoçar no primeiro restaurante que nos apareceu ao pé do hotel, calhou ser este excelente Restaurante Dom Pedro, com pessoal bem simpático e uma bela sala de refeições.



A espera do almoço é sempre uma boa altura para uma agradável conversa, até serve para abrir o apetite.


Foto tirada pela nossa filha Nádia que nos acompanhou nesta viagem, mas não gosta de ser fotografada e respeitamos os seus desejos.

Para começar foi um puré de legumes.

Eu fui no frango que estava delicioso.


A Nádia foi nas febras.

A Idalisa numas postas de peixe-espada frito com feijão-frade.

E para acabar em beleza um café expresso.

Estas duas belas peças de loiça estavam à entrada do restaurante representado o estudante boémio e a tricana.

Coimbra, Agosto de 2020

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Hotel Ibis Coimbra Centro

Hotel Ibis Coimbra Centro no Edifício Topazio, mesmo em frente a um parque luxuriante junto ao rio Mondego, este hotel económico informal fica a 13 minutos a pé do histórico Museu Nacional de Machado de Castro na zona antiga.

O hotel tem parqueamento para viaturas mas a sua entrada e saída é de um elevado grau de dificuldade, devido ao acesso ser em caracol e bastante estreito, é mesmo uma aventura meter lá ou tirar o carro.

Idalisa à porta do quarto 120 que foi o que nos calhou.


Os quartos pouco espaçosos mas bastante acolhedores.



Aspecto da Recepção bem como das salas de refeições e bar.



Coimbra, Agosto de 2020

domingo, 23 de agosto de 2020

Almoço no Restaurante O Arado

Almoço no Restaurante O Arado em Montemor-o-Novo, mesmo ao lado da Ermida de Nossa Senhora da Visitação onde vamos todos os anos em "peregrinação". O restaurante como fica situado no topo de uma colina e como de um dos lados é todo envidraçado proporciona uma vista fabulosa.




Para o almoço fomos numa cataplana de peixe e marisco que estava deliciosa e muito bem apresentada.




 

O restaurante fica à esquerda e a ermida do lado direito.

Montemor-o-Novo, Agosto de 2020

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...