É uma das muitas e belas igrejas góticas burgalesas, que se encontra encostada à muralha com a uma das portas da cidade. O seu aspecto exterior austero, pelo facto de ter sido incluído na muralha da cidade, não permite adivinhar a beleza e riqueza do seu interior, que reúne o mais valioso conjunto gótico da cidade depois do da Sé Catedral .
Antiga porta da muralha medieval, aparece presidida por um brasão da Cidade, a Puerta de San Gil faz parte do conjunto de muralhas que D. Afonso X el Sabio mandou construir em 1276 e cujas obras foram concluídas no século XIV. A porta original foi profundamente modificada em meados do século XVI e no século XVIII.
Perto da igreja podemos ver no chão a planta desta bela Igreja.
A pequena escada de acesso ao templo, construída em 1834, confere uma certa monumentalidade à igreja. A sobriedade que vemos em sua fachada exterior contrasta com a beleza e a luminosidade de seu interior.
O centro da capela é presidido por um belíssimo retábulo dedicado a Natividade de Maria, como havia serviço religioso não deu para fotografar melhor o seu interior.
Burgos, Abril de 2022