quarta-feira, 31 de maio de 2017

Segunda edição da Festa da Flor - Setúbal

 As flores e as plantas foram celebradas em Setúbal, nos dias 26 e 27 de Maio, na segunda edição da Festa da Flor, certame que traz ao espaço público um conjunto de iniciativas para a população, com exposições, seminários, ateliers e animações.

Muito bonito estes arranjos florais, o primeiro com o brasão de Setúbal e os outros dois dedicados ás figuras maiores da cidade, Bocage e Luísa Todi.


 “Vamos celebrar as flores e as plantas e valorizar os seus contributos para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida de todos, em especial no que diz respeito à saúde física, mental e emocional”, destacou a vereadora da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, na apresentação do programa do evento.

 Das plantas hortícolas às ornamentais, passando pelas aromáticas, medicinais, frutícolas e florestais, todas marcam presença na Festa da Flor 2017.
 Não podia faltar a presença de um oleiro em plena actividade.
Magnifica esta bela gerbera. 
 Um belo arranjo floral e com frutos feito no chão.
 "Duas flores perdidas no meio de tanta beleza"
 Algumas das muita orquídeas.


Também houve muita animação de rua.
Setúbal, 27 de Maio de 2017 

terça-feira, 30 de maio de 2017

Exposição Da Terra II C.C. Emmerico Nunes em Sines

 Exposição "Da Terra II" de peças em barro feitas pelos alunos do Curso Vocacional (Módulo Cerâmica Criativa) do Agrupamento de Escolas do Cercal do Alentejo e pode ser apreciada no Centro Cultural Emmerico Nunes em Sines.
O Despassarado de Cristina Gonçalves

 A União de Petty Alho

 Desabafo de Francisco Guerreiro

 O Guardião dos Segredos de Tânia Justo

 Manel de Susana Soares
 S/Titulo de Luís José


Sines, 16 de Maio de 2017

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Museu de Sines / Casa de Vasco da Gama

O núcleo sede do Museu de Sines e a Casa de Vasco da Gama estão instalados no castelo de Sines. O núcleo sede inclui uma exposição dinâmica sobre o século XX em Sines, bem como uma apresentação das peças mais significativas do património arqueológico do concelho, do Tesouro do Gaio às cantarias das pedras visigóticas.
Através de um conjunto de instalações multimédia, a Casa de Vasco da Gama, na Torre de Menagem, mostra-nos a biografia do célebre navegador e os espaços onde aquele habitou no castelo.



 Exposição organizada a partir das colecções de arqueologia do Museu de Sines, mostra objectos que são testemunho dos homens que os criaram e utilizaram, quer no seu dia-a-dia, para tirar melhor partido daquilo que a natureza lhes oferecia, quer nos rituais e devoções com os quais procuravam dar um significado maior aos fenómenos com que se confrontavam.
A exposição presenta objectos dos períodos Neolítico, Calcolítico (Idade do Cobre), Idade do Bronze, Idade do Ferro, Época Romana e Visigótico.

Recipientes de Cerâmica
Idade do Bronze
Báculo e Placas de Xisto
Neolítico final / Calcolítico 

 Fragmento de Pé de Altar
Século VII/VIII d.C.


Aqui estou eu no elevador a caminho do 1.º piso do Museu o Paço dos Governadores Militares (conhecido popularmente como alcáçova) onde se pode ver uma exposição evocativa do século XX em Sines, pesca, agricultura, comércio e instalação da República são alguns dos temas da exposição.
 A mais singular manifestação etnográfica do concelho de Sines é a Jangada de São Torpes, uma embarcação, provavelmente de origem fenícia, usada até há muito pouco tempo com regularidade naquela praia situada entre Sines e Porto Covo.


 Tesouro do Gaio
Século VII a.C.

 Custodia de prata dourada
Século VIII, primeira metade

Sines Dia Internacional dos Museus, 18 de Maio de 2017 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...