quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Paris/Madrid/Lisboa

Exposição de pintura a óleo de Miguel Galano um asturiano nascido em 1956, que expõe a sua obra intitulada Paris/Madrid/Lisboa na Casa da Cultura em Setúbal e que poderá ser vista até ao próximo dia 03 de Dezembro.

Pintura a óleo sobre tela de 2017 - Casa em Ville d'Avrey
Pintura a óleo sobre tela de 2015 - 13 Rue Ravignan
Pintura a óleo sobre tela de 2015
Pintura a óleo sobre tela de 2016 - Jardim das Pichas Murchas
Pintura a óleo sobre tela de 2016 - Pátio de Alfama
Pintura a óleo sobre tela de 2016 - Pátio de Dom Fradique
Pintura a óleo sobre tela 2016 - Rue à Montmartre
Pintura a óleo sobre tela de 2016 - João de Deus Jardim da Estrela
Pintura a óleo sobre tela de 2015 - Rue du Canivert

Setúbal, Novembro de 2017.

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Galeões espanhois

Reproduções de galeões espanhóis atracados para visitas no porto de Setúbal integrados nas comemorações da Semana do Mar 2017 que decorreu no passado mês Outubro e foi um êxito total. 
Galeão Aadalucia, uma réplica exacta dos galeões espanhóis do século XVII, que realizaram as rotas comerciais e culturais que durante mais de três séculos (XVI-XVIII) uniram a Espanha com a América e as Filipinas.

Idalisa à entrada desta magnifica nau uma reprodução fiel da nau Victoria que foi noutros tempos comandada por Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano. Foi uma das cinco naus que iniciaram a primeira volta ao mundo entre 1519 a 1522. O nome vem da igreja de Santa Maria de la Victoria de Triana, onde Magalhães jurou servir o rei Carlos I. Diz a tradição que o navio Victoria foi construído nos estaleiros de Zarautz no País Basco.


Camarote do comandante com a sua armadura e os mapas de navegação.



Setúbal, Outubro de 2017.

domingo, 26 de novembro de 2017

Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima

O Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima propõe aos visitantes um percurso através da história da Salvação, por meio de uma vasta colecção de imagens do Menino Jesus e presépios, e outra de crucifixos e figuras relativas à Paixão e morte do Senhor. 




Na colecção de etnografia existem objectos de uso quotidiano dos povos com quem os missionários têm contacto. 

A Exposição Etnográfica representa o universo cultural em que o Evangelho levado pelos missionários deve incarnar-se. Encontram-se peças originais, provenientes de África, América e Extremo Oriente.

“Presépio Inca” do artista do Peru Luis Jeri
Estas são peças em terracota de alguma dimensão e esta em particular do nascimento do Menino de que gostei bastante pela sua originalidade é uma peça vinda do Peru.

Fátima, Agosto de 2017.

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Museu de Arte Sacra de Fátima

O Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima somos levados um percurso através da história da Salvação, por meio de uma vasta colecção de imagens do Menino Jesus e presépios, e outra de crucifixos e figuras relativas à Paixão e morte do Senhor. 
As imagens, recolhidas em todo o país, constituem um documento ímpar e ilustração da religiosidade do povo português, entre os séculos XIV e XX.
Textos, mapas, gráficos, reproduções fotográficas e peças de arte dos diversos continentes descrevem o itinerário da Evangelização desde o início até aos nossos dias, pondo em evidência, na história, a participação portuguesa na época e espaço dos Descobrimentos e, na actualidade, a missão frente às culturas e às Grandes Religiões.




Gostei particularmente destes Meninos dorminhocos, achei bastante interessante e muito originais.


Um museu muito pouco publicitado mas que merece uma visita atenta pois tem obras de arte de grande raridade e beleza.
Foi uma agradável surpresa.
Fátima, Agosto de 2017

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Churrasqueira João Paulo II

Desta vez em Fátima almoçamos ao pé do Santuário, na Churrasqueira João Paulo II a entrada quase que passa despercebida no meio de tantas lojas de recordações. Este é um restaurante muito agradável e com um bom serviço e fomos atendidos por jovens muito simpáticos.

As entradas enquanto se esperava pelo almoço, queijo e azeitonas.
Este vinho branco da casa estava óptimo. Os vinhos desta zona de Ourem são de boa qualidade e muito agradáveis ao palato.
Idalisa foi num prato de bacalhau.

E eu como estávamos numa churrasqueira fui num frango no churrasco acompanhado por uma salada.


Fátima, Agosto de 2017.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...