O Navio de Treino de Mar Creoula é operado pela Marinha com o objectivo de proporcionar experiência e contacto com o mar à generalidade da população nacional, podendo qualquer organização submeter propostas para embarcar no navio.
Em 1979 o Creoula foi adquirido por compra à Parceria Geral de Pescarias pela Secretaria de Estado das Pescas, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, com a finalidade de nele ser instalado um museu de pesca.
Na primeira docagem levada a efeito, verificou-se que o seu casco se encontrava em ótimas condições, tendo então sido deliberado que o navio se manteria a navegar e seria transformado em Navio de Treino de Mar (NTM) para apoio na formação de pescadores e possibilitar a vivência de jovens com o mar. Para tal, a zona de meio navio, onde ficava o porão de peixe, foi redimensionada a aproveitada para as cobertas de instruendos, camarotes e câmara de sargentos, refeitório das praças e instruendos, casas de banho e estação tratadora de esgotos. Em 1992 o navio sofreu algumas alterações na zona de meio navio, de que se destaca o aproveitamento duma das cobertas de instruendos em benefício de um espaço que funciona como biblioteca e sala de aulas.
O Creoula é um lugre de quatro mastros. Construído no início de 1937 nos estaleiros da CUF, em Lisboa, para a Parceria Geral das Pescarias, o navio foi lançado à água no dia 10 de Maio e efectuou ainda nesse ano a sua primeira campanha da pesca do bacalhau.
Um número a reter é o facto de o navio ter sido construído no tempo recorde de 62 dias úteis.As obras-vivas a vante, com particular destaque para a roda da proa, tiveram construção reforçada uma vez que o navio iria navegar nos mares gelados da Terra Nova e Gronelândia.Até à sua última campanha em 1973, o navio possuía mastaréus, retrancas e caranguejas em madeira.
Sines, 28 de Abril, 2017.
This is a fantastic ship, and I love that sky behind it.
ResponderEliminar...Francisco, what a fabulous festival.
ResponderEliminarThis ship has great lines, so elegant. I have so enjoyed your photos of all the tall ships.
ResponderEliminarJunta a beleza à utilidade.
ResponderEliminarMaravilha!!
Aquele abraço
Mais um navio interessante. A sua construcao foi super rapida, nunca pensei que se pudesse construir um navio em 62 dias!
ResponderEliminarSuuret purjeveneet ovat komeita. Kuvat tässä ja edellisessä viestissä ovat mahtavia. Kiitos jakamisesta.
ResponderEliminarTervehdys.
Já vim conhecer mais um veleiro por aqui!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Muy buenas imágenes, precioso velero, la esbeltez de la linea del casco es sensacional.
ResponderEliminarUn abrazo Francisco
Hi Francisco
ResponderEliminarBeautiful pictures.
Beautiful those ships.
Groettie from Patricia.
Bom dia, O Creoula é uma bela embarcação de 1979, sou apreciador de belos barcos como as belas fotos mostram, infelizmente aqui pela minha zona não os vejo.
ResponderEliminarContinuação de boa semana,
AG
Tão bonito :3
ResponderEliminarNão conhecia :D
Beijinhos, Pirilampos
www.pirilamposemarte.com
Put luxo arrasou nas imagens, obrigado pela visita.
ResponderEliminarBlog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM
A grand ship, to be sure. But I'm awful glad I don't have to be the one to unfurl those sails in a gale.
ResponderEliminarMuy buenas imágenes de este hermoso velero.Me gusta cuando viajo al mar, visitar el puerto.
ResponderEliminarBesos
Impressive in every way. Did you get a chance to go for a sail?
ResponderEliminarI have really enjoyed seeing all of your wonderful Tall Ship posts.
ResponderEliminarLovely photographs again, thank you.
All the best Jan
Sempre é preciso recomeçar uma nova viagem.
ResponderEliminarAdorei as fotos Francisco.
Bjs-Carmen Lúcia.
Mais um enriquecedor post. Adorei
ResponderEliminarbeijos
A fine series of photos of these beautiful vessels!
ResponderEliminarHave a great week!
Espetacular essas fotos.
ResponderEliminarbjokas =)
Another amazing tall ship! I'd love to see them with their sails unfurled.
ResponderEliminarA good use for the ship.
ResponderEliminarOi Francisco
ResponderEliminarLindas embarcações, muita para a pesca do bacalhau. Adoro bacalhau.
Obrigada pelo carinho
Abraço
Lua Singular
Olá Francisco
ResponderEliminarLindas fotos, abraços.
Um veleiro belíssimo!
ResponderEliminarAmei as fotos!
Beijinhos.
Foi bom reler o que eu dei em marinharia a bordo da Sagres, belos tempos.
ResponderEliminarAbraço.
Great pictures from great ships. I like them all =).
ResponderEliminarfoto reportagem muito bem elaboradas.
ResponderEliminaras imagens são excelentes.
beijinhos
:)
Another beautiful ship. They must be incredible to see. Maybe they allow you to go on the ship and admire its beauty.
ResponderEliminarLovely photos Francisco! Have a wonderful Wednesday.
Com o vento soprando na proa,
ResponderEliminarleva a Bandeira Portuguesa
pelos mares navega o Creoula
sobre as ondas da natureza!
Tenha uma boa noite caro amigo Francisco, um abraço,
Eduardo.
Nuevammente te felicito por esas buenas fotografias
ResponderEliminarI would love to go for a sail on this beautiful boat!
ResponderEliminarMais outro, dos veleiros mais emblemáticos da marinha portuguesa, tão bem retratado através das suas formidáveis fotos, Francisco!
ResponderEliminarE como sempre, com um suporte informativo notável!
Adorei o post! Abraço!
Ana