terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Estação de comboios de Alcácer do Sal

A Estação Ferroviária de Alcácer do Sal é uma interface da Linha do Sul, que servia a localidade de Alcácer do Sal. Entrou ao serviço em 25 de Maio de 1920 e foi encerrada ao serviço de passageiros no dia 1 de Dezembro de 2011.



Até cerca de meados do Século XIX, o transporte rodoviário era muito deficiente, sendo preferencialmente utilizados os transportes marítimo e fluvial, quando era possível. Até ao desenvolvimento da rede ferroviária no Sul do país, Alcácer do Sal era um dos principais portos na região e um ponto de convergência das estradas, sendo o local onde se fazia o transbordo de passageiros e mercadorias para os barcos com destino e origem em Lisboa. Por exemplo, a chamada Rota do Trigo ligava Évora a Alcácer do Sal, sendo o transporte de cereais feito por carros de tracção animal, que eram muito lentos.
Em 1844, o Ministro da Fazenda, João Gualberto de Oliveira, sugeriu que o traçado por terra, desde o Alentejo até Alcácer, fosse substituído por um caminho de ferro, defendendo que seria a única linha em Portugal que poderia ter algum lucro.
Em 1894, existia uma carreira de diligências desde Santiago do Cacém até à Estação de Poceirão, que passava por Alcácer do Sal.
Texto: Wikipédia



Alcácer do Sal, Janeiro de 2018

30 comentários:

  1. Some of the station architecture reminds me of those of that era here, but this is much brighter.

    ResponderEliminar
  2. Most interesting old railroad station. Passenger stations are fast disappearing. Have a great week.

    ResponderEliminar
  3. It's a beautiful old building. Let's hope that it is kept in good condition and made good use of.

    ResponderEliminar
  4. O meu avô paterno era ferroviário.
    E vivia ali logo ao lado da linha de comboio da Pampilhosa.
    Os comboios sempre fizeram e sempre farão parte da minha vida.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  5. Oi Francisco!
    Fotos soberbas, bela estação de trem!
    Uma semana maravilhosa, eu quero você!
    Um abraço e um agradecimento por visitar!

    ResponderEliminar
  6. Já comecei a manha a viajar um pouquinho por aqui...


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  7. Очень красивая железнодорожная станция!

    ResponderEliminar
  8. Buen reportaje Francisco, buenas imágenes, las estaciones de tren siempre te traen recuerdos.
    Feliz semana
    Un abrazo

    ResponderEliminar
  9. Belas fotografias e o edifício principal está muito bem cuidado.
    Um abraço.
    Autografos Futebol

    ResponderEliminar
  10. Sei que ha uma data de estacoes ferroviarias que foram fechadas. Nos vivemos em Carregal do Sal (Beira Alta) cuja estacao tambem fechou ha uns anos.

    ResponderEliminar
  11. Envidia me da verlas funcionando Francisco. La nuestra se cerró en 1984.
    Besos.

    ResponderEliminar
  12. Foi aqui que apanhei o comboio refugiado na guarita do guarda-freio, até ao Barreiro, durante uma prova de sobrevivência dos fuzileiros.
    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Pelo tempo que encerrou as atividades,até que está bem cuidada.
    Bjs Francisco.
    Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
  14. I do hope they find a good use for this beautiful old station Francisco, it would be such a shame if it was left abandoned 😐

    ResponderEliminar
  15. Tantas histórias por estas linhas fora!!

    Beijo e um excelente dia.

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde. Adorei as imagens :))

    Hoje: - Magia sem sumo
    .
    Bjos

    Votos de boa Terça-Feira

    ResponderEliminar
  17. Oi Francisco, bt!
    Eu gosto muito de viajar de trem, pena que aqui no Brasil passou a ser só um transporte de massa e muito desvalorizado.
    Bjsss amigo

    ResponderEliminar
  18. Hello Francisco!
    Beautiful relationship and great photos.
    A very beautiful train station.
    Greetings from the cold (- 19 ° C) Poland.
    Lucja

    ResponderEliminar
  19. Gosto muito de estações e seus olhares ficaram bem interessantes!bj

    ResponderEliminar
  20. What a beautiful building, hopefully they can find another use for it.

    ResponderEliminar
  21. Já andei por aí há alguns anos atrás, quando decidimos fazer a primeira viagem de comboio com o Pedro.
    Belíssimas fotografias
    Um abraço
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
  22. É um bonito edifício. Podiam aproveitá-lo, sei lá para um museu dos comboios por exemplo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  23. Belas imagens, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  24. I really likes your blog! You have shared the whole concept really well and very beautifully soulful read!
    Thanks for sharing
    หนังดราม่า

    ResponderEliminar
  25. Que bom verificar, que estando ao abandono, se encontra tão bem cuidada a estação...
    Gostei imenso de ver! Adorei as imagens, que me fizeram lembrar a minha juventude... em que as viagens de comboio, estavam tão presentes, por ocasião das férias de Verão!
    Abraço
    Ana

    ResponderEliminar
  26. Esta estaçao ficou sem utilidade quando foi construída a variante ferroviária que fez com que os comboios já nao passassem por Alcácer do Sal. Neste caso só mesmo a reativaçao dos serviços Regionais desde Pinhal Novo a Tunes dao alguma esperança a que devido à importancia da povoaçao, os mesmos circulem pela antiga linha e sirvam esta estaçao.
    Agrada-me muito ver o excelente estado de conservaçao, oxalá fosse sempre assim.

    Obrigado.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...